Ciências da Terra e da Vida

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2019/2020

Código: EDB20035
Sigla: CTV
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Helena Maria Espada Simões
Corpo docente: Helena Maria Espada Simões

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Revela conhecimentos nas áreas das Ciências da Terra da Vida.
Reconhece e utiliza discursos específicos das Ciências da Terra e da Vida.
Mobiliza o conhecimento científico na discussão de temas controversos e em processos de tomada de decisão.
Reconhece a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
Demonstra capacidade de questionamento da realidade e dos saberes.
Recolhe e analisa dados empíricos.
Interpreta dados e discute implicações.

Conteúdos programáticos

A vida na Terra
- A biosfera
- A vida e os seres vivos
- Diversidade da vida
A dinâmica da Terra
- História da Terra e evolução da vida
- Estrutura e composição da Terra
- Dinâmica global da Terra


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos centram-se nos conceitos fundamentais das Ciências da Terra e da Vida permitindo uma abordagem centrada na discussão de temas da actualidade, no questionamento e no desenvolvimento de capacidades associadas aos processos científicos.

Metodologias de ensino

As aulas presenciais incluem sessões de índole teórica, com exposição dialogada de conteúdos e sessões teórico-práticas e práticas de carácter diversificado.
Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem:
- Leitura e compreensão de textos e documentos vários e exploração de recursos on-line.
- Apresentação de notícias sobre a actualidade.
- Elaboração de comentários/resumos/fichas de leitura.
- Discussão orientada de temas.
- Elaboração de relatórios (comunicação de resultados).
- Realização de actividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações.
- Realização de trabalho de campo.
- Visitas de estudo.
- Visitas virtuais a museus e centros de ciência.

Devido ao surto de COVID-19, as aulas presenciais, a partir do dia 12 de março, foram substituídas por tarefas de educação a distância, com recurso, designadamente, às plataformas Moodle, Zoom e ao correio eletrónico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino centram-se na actividade do estudante, quer a nível individual quer em pequeno grupo. As situações de ensino-aprendizagem previstas procuram envolver os estudantes na construção do seu conhecimento e estimular o seu interesse e curiosidade pelas ciências. As actividades desenvolvidas privilegiam a interpretação de fenómenos do mundo natural, a discussão de temas científicos e sócio científicos e o desenvolvimento de competências associadas ao inquérito científico.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre os produtos resultantes das actividades desenvolvidas ao longo do semestre (apresentação e exploração de notícias, participação em debates, elaboração de um caderno de laboratório, elaboração de relatórios em grupo de actividades práticas) e sobre a participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto.

Os produtos de avaliação solicitados poderão, eventualmente, ser sujeitos a alteração devido ao surto de Covid-19. O teste individual será constituído por uma componente escrita e por uma discussão oral através da plataforma Teams.

Regime de assiduidade

Para avaliação contínua é obrigatória participar nas tarefas propostas de 70% das aulas práticas

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